Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de maio de 2015

ENTENDENDO O SACERDOCIO REAL




"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
10 vós que outrora nem éreis povo, e agora sois de Deus; vós que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado." 1 Pedro 2.9-10



NESSE TRECHO O APOSTOLO PEDRO CHAMA A CADA UM DE NÓS DE SACERDOCIO REAL. AQUI ELE DIVIDE A RAÇA HUMANA EM 2 CATEGORIAS: POVO DE DEUS E NÃO-POVO DE DEUS, MAS NEM SEMPRE FOI ASSIM. ANTES DA RESSURREICAO DE JESUS, NÃO ERA ASSIM.

NO A.T., HAVIA 3 CATEGORIAS DE PESSOAS:
NÃO-POVO DE DEUS (GENTIOS)
POVO DE DEUS (TODA  A NAÇÃO DE ISRAEL)
SACERDOTES (TRIBO DE LEVI, em especial a familia de Arao)

PEDRO ESTÁ DIZENDO AQUI QUE, JÁ NÃO HÁ MAIS ESSA DIVISAO, ENTRE SACERDOTES E POVO DE DEUS, ENTRE CLERO, E LEIGOS; QUE TODO AQUELE QUE É DO POVO DE DEUS, É UM SACERDOTE E REI.

MAS O QUE É UM SACERDOTE?
SACERDOTE É TODO AQUELE QUE DESENVOLVE UMA RELAÇÃO DIRETA COM O SEU DEUS, DE LOUVOR, ADORAÇÃO E OBEDIENCIA, LEVANDO PESSOAS ATÉ ESTE DEUS, SEM INTERMEDIÁRIOS.

PEDRO ESTÁ DIZENDO: TODOS OS CRENTES EM JESUS SÃO SACERDOTES.

MAS NO ANTIGO TESTAMENTO NÃO ERA ASSIM. O ACESSO ERA RESTRITO.
SÓ OS SACERDOTES, PODIAM SERVIR A DEUS, E SÓ UM DELES (O SUMO SACERDOTE), PODIA ENTRAR NA PRESENÇA E ISSO, APENAS UMA VEZ POR ANO!


QUANDO JESUS CRISTO MORREU NA CRUZ DO CALVARIO ELE INAUGUROU UM NOVO TEMPO.  O SACERDOCIO, QUE ERA EXCLUSIVO DE ALGUNS, HERDADO PELO SANGUE FAMILIAR DE ARÃO, PASSOU A SER ACESSIVEL A TODOS OS CHAMADOS, E HERDADO AGORA PELO SANGUE DE JESUS, QUE ABRIU OS CÉUS PARA NÓS.

JESUS RESTAUROU O QUE ADAO PERDEU; POIS ADAO ERA SACERDOCIO REAL.

SACERDOCIO TEM HAVER COM NOSSA RELACAO COM DEUS E O MUNDO ESPIRITUAL (COM OS CEUS), E REALEZA, TEM A VER COM DOMINIO NA TERRA, NO NATURAL.

ADAO QUANDO FOI CRIADO, FOI INVESTIDO DESTES DOIS, MAS QUANDO CAIU EM PECADO, OS CEUS SE FECHARAM, E O CONTROLE DA TERRA PASSOU PARA AQUELE A QUEM ELE OBEDECEU (SATANAS). 

JESUS VEIO, E RESGATOU ISSO:
MT 2818 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

TODA AUTORIDADE FOI RESGATADA POR ELE, E ELE DEBAIXO DESSE RESGATE ENVIOU OS DISCIPULOS.


O PONTO É: O REINADO NA TERRA É RESULTADO DE UM SACERDOCIO PLENO.

NÃO EXISTE MANIFESTACAO DE GOVERNO NO NATURAL, SEM QUE ANTES SEJAMOS APERFEIÇOADOS NO ESPIRITUAL.

PORTANTO NÃO ADIANTA FOCAR NO FRUTO NATURAL, PALPAVEL, SE MEU SACERDOCIO NÃO ESTÁ EM ORDEM.

SE NO NATURAL NÃO VEMOS NOSSA AUTORIDADE DE REINO SE MANIFESTAR, SE NÃO HÁ FRUTOS CONCRETOS, CERTAMENTE EM ALGUMA COISA ESTAMOS COMETENDO PREVARICACAO NO NOSSO SACERDOCIO.

PREVARICACAO É UM CRIME FUNCIONAL. UM CRIME QUE COMETE QUEM É "PAGO PARA CUMPRIR UMA FUNCAO, E NÃO CUMPRE".

AP 5.9-10 9 E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; 10 para o nosso Deus os fizeste reis, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.

NÓS FOMOS COMPRADOS, UM PREÇO FOI PAGO, PARA QUE ASSUMISSEMOS A DUPLA FUNCAO DE REIS E SACERDOTES.

A BIBLIA USA EXATAMENTE ESSA PALAVRA "PREVARICACAO" PARA CLASSIFICAR ATITUDES DE PESSOAS QUE NÃO FIZERAM O QUE TINHAM QUE FAZER, E POR ISSO MORRERAM SEM VER CUMPRIDO NA TERRA O QUE ESTAVA LIBERADO NO CEU PARA SUAS VIDAS.

O SACERDOCIO É UMA FUNÇÃO DESENHADA POR DEUS, E QUANDO FUGIMOS DO DESENHO DE DEUS PARA VIVER DO NOSSO JEITO, PREVARICAMOS.

O SACERDOCIO DO ANTIGO TESTAMENTO, EMBORA TENHA SIDO SUPERADO PELA NOVA ALIANÇA, NOS SERVE COMO FIGURA E SIMBOLISMO PROFETICO PARA ENTENDER NOSSA FUNÇÃO DE SACERDOTES REAIS.

SE QUEREMOS VER O REINO SE MANIFESTAR ATRAVES DE NÓS, NÃO PODEMOS PREVARICAR NO SACERDOCIO. TEMOS QUE ENTENDER QUAIS AS ATRIBUICOES DE UM SACERDOTE, E FAZER O QUE FOMOS COMPRADOS PRA FAZER; ASSIM O SACERDOCIO REAL SE TORNA UMA REALIDADE.

VEJAMOS 5 ATRIBUTOS PRINCIPAIS DE UM SACERDOTE DE DEUS, PRA QUE POSSAMOS MEDIR PELA PALAVRA SE ESTAMOS - OU NÃO  - PREVARICANDO:


    1o atributo:  SANTIDADE

LV 21.1A "FALA AOS FILHOS DE ARÃO - SACERDOTES:..." 6 SERÃO santos para seu Deus, e não profanarão o nome do seu Deus;

1 PE 115 mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento16 porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo.

SANTIDADE DIZ RESPEITO À MANEIRA COMO EU LIDO COM MEU PECADO, TEM A VER COM QUEM EU SOU NO SECRETO, O QUE EU CULTIVO E FAÇO, QUANDO NÃO HÁ NINGUEM CONHECIDO POR PERTO.

UMA PESSOA SANTA, NÃO É ALGUEM QUE NUNCA PECA, QUE NÃO SE SENTE TENTADO, UMA PESSOA É SANTA PELA MANEIRA COMO ELA TRATA COM O SEU PECADO, COMO ELA COMBATE A INIQUIDADE QUE LEVA ELA A QUERER PECAR.

SER SANTO OU NÃO TEM A VER COM A FORMA COMO EU RECONHECO, ADMITO E TRATO COM A TENTAÇÃO, O PECADO E SUAS CONSEQUENCIAS.

UMA PESSOA SANTA, QUANDO PERCEBE QUE FERIU UM DEUS QUE É SANTO, RECONHECE SEU PECADO, DANDO NOME AO PECADO, E PERDINDO PERDAO, E NÃO MINIMIZANDO, PEDINDO DESCULPAS OU DANDO JUSTIFICATIVA!

QUANTO MAIS NOS APROXIMAMOS DE UM DEUS SANTO, MAIS NOSSA NATUREZA É EXPOSTA, E O PROCESSO DE SANTIFICAÇAO AVANÇA À MEDIDA QUE RECONHECEMOS O PECADO!

MAS O QUE MAIS ACONTECE É O CONTRARIO. A MAIOR PARTE DAS PESSOAS NÃO QUER RECONHECER. ACHA MUITO MAIS IMPORTANTE "FAZER COISAS EM NOME DE DEUS" DO QUE SE SANTIFICAR, POIS É MAIS FACIL FAZER DO QUE SER.

MUITAS VEZES NÃO ESTAMOS DISPOSTOS A PASSAR POR UM PROCESSO DE REFINAMENTO, E PREFERIMOS CRER NA DOUTRINA ABOMINAVEL DE "SANTIFICACAO PELAS OBRAS".


DEUS NÃO QUER QUE NINGUEM PAGUE "PENITENCIA", MAS SIM QUE A GENTE SE APROPRIE DA LIBERDADE DO PECADO, QUE SE POSICIONE E O HONRE, TRATANDO AS PENDENCIAS NA NOSSA VIDA!

PORQUE SEM SANTIFICACAO NINGUEM VERÁ O SENHOR! (HB 12.14) O QUE ADIANTA SERVIR A UM DEUS QUE NÃO VEREI? MT 7.21-23

O QUE NOS SANTIFICA É DIANTE DO ESPELHO DA PALAVRA RECONHECER NOSSOS PECADOS, E DEIXAR O ESPIRITO SANTO TRABALHAR EM NÓS!

SE SUJEITAR A DEUS E À SUA PALAVRA PARA QUE PELA OBEDIENCIA SEJAMOS TRANSFORMADOS!

NÃO É PELA PRESSAO E COBRANCA DE PESSOAS QUE VAMOS NOS CONVENCER DO PECADO, NEM POR OBRAS,  MAS SIM QUANDO QUISERMOS OUVIR O ESPIRITO SANTO QUE HABITA EM NÓS, PORQUE O SENHOR NOSSO DEUS É SANTO!


2o atributo: INTEGRIDADE

LV 10. 8 Falou também o Senhor a Arão, dizendo: 9 Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da revelação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso pelas vossas gerações, 10 não somente para fazer separação entre o santo e o profano, e entre o imundo e o limpo, 11 mas também para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o Senhor lhes tem dado por intermédio de Moisés.

INTEGRIDADE É O REFLEXO DE UMA VIDA DE SANTIDADE. SEM SANTIDADE, NINGUEM CONSEGUE SER INTEGRO POR MUITO TEMPO, UMA HORA A MASCARA CAI.

O POVO DE ISRAEL (11 TRIBOS) ERA SEPARADO DOS SACERDOTES. ELES TINHAM ESTILOS DE VIDA DIFERENTES.

COISAS QUE O POVO FAZIA, OS SACERDOTES NÃO PODIAM FAZER, NESSE EXEMPLO AQUI, TRATA DE BEBDIDAS ALCOOLICAS.

POR UMA SIMPLES RAZAO:

OS SACERDOTES TINHAM ACESSO À PRESENCA DE DEUS, O POVO NÃO!!! PRA HOJE, É AINDA MAIS PROFUNDO, POIS O SANTUÁRIO NAO É UM LUGAR ONDE ENTRAMOS, MAS NÓS MESMOS SOMOS O TEMPLO DO ESPIRITO SANTO! (1 CO 3.16)!!!

OS SACERDOTES TINHAM QUE TER INTEGRIDADE PARA ENTRAR NA PRESENCA, E PARA ENSINAR AO POVO A DIFERENCA ENTRE O QUE ERA IMUNDO OU LIMPO, O QUE ERA SANTO OU PROFANO; INTEGRIDADE PARA FALAR DA PALAVRA DE DEUS.

INTERGIDADE FALA DE SER EXEMPLO, DE TER CREDIBILIDADE PARA FALAR DE DEUS PRAS PESSOAS. INTEGRIDADE É FAZER O QUE É CERTO NÃO IMPORTA QUAO DIFICIL SEJA.

NO N.T. A INSTRUCAO É A MESMA:
1 TM 4.12 - 11 Manda estas coisas e ensina-as12 Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.

PAULO FALANDO PRA TIMOTEO: VOCE VAI ENSINAR A PALAVRA DE DEUS,
ENTAO SEJA UM EXEMPLO, SEJA INTEGRO!

SER INTEGRO É TER UM ESTILO DE VIDA QUE REFLETE O QUE EU CREIO, E FALO.

O MEIO EVANGELICO HOJE TEM MUITA VERGONHA POR CAUSA DA FALTA DE INTEGRIDADE DE PESSOAS QUE SE DIZEM CRENTES.

SER INTEGRO É SE ESFORÇAR PRA NÃO PECAR, MAS SE PECAR, QUE SEJA HOMEM E MULHER - INTEGRO - PRA ASSUMIR, PRA REPARAR, PRA RESTITUIR, PRA SOFRER O DANO, PRA MATAR NO PEITO E NÃO ENVERGONHAR O NOME DE JESUS!

UM SACERDOTE NÃO PODE SER LEVIANO! TEM QUE SER INTEGRO!


3o atributo: RESPONSABILIDADE INTERCESSÓRIA

LV 16. 6 Depois Arão oferecerá o novilho da oferta pelo pecado, o qual será para ele, e fará expiação por si e pela sua casa. 15 Depois imolará o bode da oferta pelo pecado, que é pelo povo,

ESSA RESPONSABILIDADE FALA DE COMO EU ME RELACIONO COM A CONDICAO ESPIRITUAL DA MINHA FAMILIA E DAS PESSOAS AO MEU REDOR.

O SUMO SACERDOTE SÓ ENTRAVA UMA VEZ POR ANO NA PRESENCA MANIFESTA DE DEUS, LV 16 FALA DESSE DIA - O DIA DA EXPIAÇAO - E DO QUE ELE DEVERIA FAZER NA PRESENCA DE DEUS:

SACRIFICAR E CLAMAR POR SI, PELA SUA FAMILIA E PELO POVO. 

O SACRIFICIO JÁ FOI FEITO POR JESUS CRISTO, MAS A RESPONSABILIDADE SACERDOTAL DE APRESENTAR NOSSA VIDA, NOSSA CASA E AS PESSOAS QUE DEUS NOS MOSTRAR, CONTINUA!

A INSTRUCAO CONTINUA NO NT:

1 TM 2 Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, 2 pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade. 3 Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, 4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.


QUANDO IGNORAMOS A CONDIÇÃO ESPIRITUAL DA NOSSA FAMILIA E PESSOAS QUE DEUS NOS MOSTRA, ESTAMOS PREVARICANDO.

NOSSO SACERDOCIO ENVOLVE UMA RESPONSABILIDADE DE ORAR PELOS OUTROS!

SE EU PENSO QUE NÃO, SE EU ACHO QUE CADA UM COM SEUS PROBLEMAS,
O OUTRO QUE SE DANE, ESTOU AGINDO COMO CAIM. 

GN 4. 9 Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão?

SE DEUS NOS PERGUNTAR SOBRE ALGUEM QUE SABEMOS QUE ESTÁ MAL, RESPODEREMOS O QUÊ?

“NAO SEI, NÃO TENHO NADA COM ISSO” ??? 

ISSO NÃO É RESPOSTA DE SACERDOTE!

SE VIU, PERCEBEU, SENTIU, SE DEUS MOSTROU ALGO, NÃO IGNORE, ORE!!!!


4o atributo: CONTINUIDADE

LV 6. 12 O fogo sobre o altar se conservará aceso; não se apagará. O sacerdote acenderá lenha nele todos os dias pela manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e queimará a gordura das ofertas pacíficas.


CONTINUIDADE FALA DE CONSTANCIA NOS NOSSOS COMPROMISSOS ESPIRITUAIS E NATURAIS, MANTENDO A MOTIVACAO DE UM CORAÇÃO QUE AMA A DEUS.

CONTINUIDADE FALA DA FORMA COMO LIDAMOS COM AS PRESSOES EXTERNAS, PORQUE É FACIL MANTER O ALTAR DO CORAÇÃO EM ORDEM QUANDO ESTÁ TUDO BEM; MAS QUANDO VEM PRESSAO, DESGOSTO, NOTICIA RUIM, TRAIÇAO, DIAS DIFICEIS?

MUITOS DESANIMAM E DEIXAM DE DAR CONTINUIDADE NAQUILO QUE COMEÇARAM, NAQUILO QUE SE COMPROMETERAM.

O SACERDOTE ACENDIA A LENHA TODO DIA, E PUNHA EM ORDEM O SACRIFICIO, PARA QUE O FOGO FOSSE ALIMENTADO, E NAO SOMENTE QUANDO ACORDAVA DE BOM HUMOR.

O N.T. TAMBEM TRATA DA INCONSTANCIA:

TG 1 7 Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, 8 homem DE ANIMO DOBRE que é, e inconstante em todos os seus caminhos.


SACERDOTE NÃO PODE SER INSCONSTANTE! NÃO PODE VIVER DE CICLOS DE EUFORIA E DEPRESSAO, POIS ASSIM NÃO IRÁ RECEBER NADA DO SENHOR.


     5o atributo: MATURIDADE

NM 4.1-3 Disse mais o Senhor a Moisés e a Arão: 2 Tomai a soma dos filhos de Coate, dentre os filhos de Levi, pelas suas famílias, segundo as casas de seus pais, 3 da idade de trinta anos para cima...

LC 3. 23 Ora, Jesus, ao começar o seu ministério, tinha cerca de trinta anos;

O OFICIO SACERDOTAL ERA PERMITIDO A PARTIR DOS 30 ANOS.

30 ANOS NA BIBLIA É UMA IDADE SIMBÓLICA DE MATURIDADE, DE PRONTIDAO PRA MANIFESTAR AUTORIDADE NA TERRA. NÃO TEM A VER COM IDADE CRONOLOGICA, MAS COM MATURIDADE ESPIRITUALCOM FIRMEZA DE IDENTIDADE, DE SABER QUEM SOMOS.

SÓ UMA PESSOA MADURA É CAPAZ DE TER SENSO E LEVAR COM SERIEDADE TUDO QUE FALAMOS ATÉ AQUI, POIS NÃO HÁ COMO COBRAR DE UM MOLEQUE SANTIDADE, INTEGRIDADE, RESPONSABILIDADE E CONTINUIDADE.

POR ISSO A MATURIDADE É A ULTIMA INSTANCIA QUE AVALIZA A NOSSA VIDA COMO SACERDOCIO REAL, COM PODER DE MANIFESTAR O REINO NA TERRA.

DAVI (2 SM 5.4). FOI CHAMADO AOS 17, MAS PRECISOU AMADURECER, PRECISOU SE SANTIFICAR, PRECISOU SER TESTADO NA INTEGRIDADE, PRECISOU DEMONSTRAR RESPONSABILIDADE INTERCESSORIA, PRECISOU MOSTRAR CONTINUIDADE COM DEUS
E ENTAO, COM A MATURIDADE, ENTENDENDO BEM QUEM ERA DEUS, E QUEM ELE ERA, ELE PODE SER REI NO MUNDO FISICO, EXERCENDO AUTORIDADE NA TERRA, ASSIM COMO A AUTORIDADE QUE ELE ADQUIRIU NO CEU.

PORTANTO QUANTO MAIOR A AUTORIDADE ESPIRITUAL, MAIOR A AUTORIDADE MANIFESTA NO NATURAL, PORQUE AQUILO QUE FOI DELEGADO POR DEUS, PASSA A SER RECONHECIDO PELOS HOMENS.


DEUS QUER MANIFESTAR SEU REINO, FAZER VISIVEL SEU PODER ATRAVÉS DE NÓS, SACERDOTES.  MAS PARA ISSO PRECISAMOS NOS ARREPENDER DE TODO TIPO DE PREVARICACAO. PARAR DE NOS JUSTIFICARMOS E ASSUMIR UMA CONDUTA IDONEA DIANTE DA FUNÇÃO QUE NOS FOI DELEGADA COMO FILHOS DE DEUS.

RM 8.19 "Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus".


DEUS ABENÇOE!

3 comentários:

  1. Muito bom, gostei muito do seu post.

    ResponderExcluir
  2. Maravolhada com a profunda revelação de Deus nesse estudo e foi tremendamente usado para falar conosco...resposta de Deus!!!

    ResponderExcluir