Total de visualizações de página

sábado, 2 de agosto de 2014

A MESA DE DEUS: LUGAR DE INTIMIDADE




LUCAS 14.8 Quando por alguém fores convidado às bodas, não te reclines no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu; 9 e vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o último lugar. 10 Mas, quando fores convidado, vai e reclina-te no último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante de todos os que estiverem contigo à mesa.


TODAS AS COISAS QUE FAZEMOS NO NATURAL,
REPRESENTAM ALGO QUE EXISTE E ACONTECE NO ESPIRITUAL
E FAZEMOS COM O INTUITO DE TRAZER À TERRA A VONTADE E A MANIFESTAÇÃO DE DEUS COMO ELA É NO CÉU.

A MESA DA CEIA, DA COMUNHAO, TAMBEM REPRESENTA UM LUGAR ESPIRITUAL.

NA BIBLIA, A PALAVRA MESA SEMPRE QUE APARECE RELACIONADA A DEUS, É SINONIMO DE INTIMIDADE.

É CLARO QUE O LUGAR DE INTIMIDADE NÃO EXISTE 1 VEZ POR MÊS QUANDO NOS REUNIMOS NA CEIA DA IGREJA; OU VOCE TEM INTIMIDADE OU NÃO TEM.

A INTIMIDADE NÃO É ALGO QUE ACONTECE NATURALMENTE,
ELA PRECISA SER CONSTRUIDA TODOS OS DIAS, EM QUALQUER RELACIONAMENTO.

SABEMOS QUE DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS. ELE AMA A TODOS 
E CONVIDA A TODOS PARA SE ACERCAREM DELE.

MAS DA SUA INTIMIDADE, APENAS ALGUMAS PESSOAS PARTICIPAM.


NA NOSSA VIDA PESSOAL, A DIFERENÇA ENTRE O RELACIONAMENTO COM UM CONHECIDO E UM AMIGO INTIMO É MUITO FACIL DE PERCEBER:

SOBRE UM CONHECIDO, EU POSSO TER IMPRESSOES, OPINIOES AO SEU RESPEITO, SABER UM POUCO DA SUA VIDA POR AQUILO QUE OBSERVO DE LONGE, FICO SABENDO POR OUTROS;

MAS ALGUEM COM QUEM TENHO INTIMIDADE, EU CONHEÇO OS DETALHES, EU CONHEÇO OS SEGREDOS, SEI QUE POSSO CONTAR A QUALQUER MOMENTO, TENHO A SEGURANCA DE QUE SE TODOS ME ABANDONAREM, AQUELE QUE É INTIMO FICARÁ!


NESSE TRECHO DE LC 14, VEMOS UM HOMEM QUE CONVIDOU PARA SUA FESTA, MUITA GENTE.

E DIZ QUE QUANDO ESTE HOMEM VIU SEU AMIGO INTIMO LÁ NO FUNDAO DA FESTA, O CHAMOU PARA SENTAR COM ELE À SUA MESA.

A VERDADE É QUE MUITOS SÃO OS CONVIDADOS, MAS POUCOS SÃO OS INTIMOS.

É MUITO BOM SER CONVIDADO, MAS MELHOR AINDA É SER INTIMO.

MAS SERÁ QUE É POSSIVEL RECONHCER SE EU TENHO OU NÃO CONSTRUIDO ESSA INTIMIDADE COM DEUS?
SE ESTOU NO CAMINHO CERTO PARA SER CADA VEZ MAIS INTIMO?

SIM, É POSSIVEL.

A MESA DE DEUS É UM LUGAR MUITO FARTO. ONDE ACONTECEM MUITAS COISAS.

LOGO, SE EU MESMO SENDO UM CRISTÃO, SENDO UM CONVIDADO, E ESTANDO PERTO DE UMA MESA FARTA, TENHO “PASSADO FOME E APERTO” EM MUITAS SITUAÇÕES, TALVEZ EU ESTEJA ME AFASTANDO DA MESA. TALVEZ ESTEJA ME FALTANDO INTIMIDADE.

SE HÁ LACUNAS, BURACOS, VAZIOS NA MINHA VIDA, ENTAO EU PRECISO CONSTRUIR OU RECONSTRUIR ESSA INTIMIDADE.

GOSTARIA DE COMPARTILHAR ALGUMAS COISAS SOBRE ESSE "LUGAR DE INTIMIDADE":

    1)   A MESA É LUGAR DA PRESENÇA DE DEUS

EX 25. 30 E sobre a mesa porás os pães da presença perante mim para sempre.

A PRIMEIRA MESA QUE APARECE NA BIBLIA, ESTÁ EM EXODO.

DEUS ESTABELECE QUE MOISES CONSTRUA UMA MESA PARA O TABERNACULO, E COLOQUE SOBRE ELA “OS PAES DA PRESENCA” PERANTE ELE PARA SEMPRE.

COMEÇAMOS A DESENVOLVER INTIMIDADE COM DEUS, QUANDO RECONHECEMOS QUE O QUE SUSTENTA A NOSSA VIDA, É A PRESENCA DELE:
QUE NÃO ADIANTA TERMOS TUDO, SE A PRESENÇA DELE NÃO FOR CONOSCO.

E QUANDO RECONHECEMOS QUE A PRESENÇA DELE ESTÁ CONOSCO, MESMO QUANDO NÃO A SENTIMOS, NÓS CREMOS!

QUANDO JÁ NÃO CREIO NA CONSTANTE PRESENÇA E NO CONSTANTE CUIDADO DE DEUS, É PORQUE ESTOU FORA DA INTIMIDADE.


O ÚNICO MEIO DE SAIR DESSA PRESENÇA, É SE EU VOLTAR PRA TRÁS, PARA O LUGAR DE ONDE ELE ME TIROU, TROCANDO MINHA INTIMIDADE COM ELE PELO PECADO.

POR ISSO, QUANDO DAVI CAIU EM PECADO COM UMA MULHER, ELE NÃO SE PREOCUPOU COM SUA REPUTAÇÃO, NEM COM SEU REINADO, NEM COM A OPINIAO DOS OUTROS.

QUANDO ELE PERCEBEU QUE TINHA FERIDO SUA INTIMIDADE COM DEUS, A REAÇAO DELE FOI CLAMAR:

SL 51. 11 Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. 12 Restitui-me a alegria da tua salvação

QUANDO NOS SENTIMOS TRISTES, SEM A ALEGRIA DA SALVACAO, COMO UM PEIXE FORA D’AGUA, É PORQUE A INTIMIDADE FOI FERIDA.

AS VEZES NÃO POR UM PECADO FISICO, COMO O DE DAVI, MAS PECADOS DA ALMA, COISAS NÃO RESOLVIDAS, QUE VAO EXTINGUINDO O ESPIRITO SANTO EM NOS!

DEUS ESTÁ NOS CHAMANDO PRA MESA DA SUA PRESENÇA HOJE!

ELE É O PAO QUE TE ALIMENTA! ELE É O PAO DA VIDA!

ÀS VEZES NOS ENGANAMOS, ACHANDO QUE ESTAMOS NOS SENTINDO MAL POR CAUSA DAS LUTAS E DIFICULDADES, E QUE QUANDO “AS COISAS MELHORAREM" SEREMOS FELIZES.

MAS NÃO É ASSIM! POIS NÃO SEREMOS FARTOS PELO NOSSO APETITE MAS PELA PRESENÇA DELE:

SL 78. 18 E tentaram a Deus nos seus corações, pedindo comida segundo o seu apetite.
19 Também falaram contra Deus, dizendo: Poderá Deus porventura preparar uma mesa no deserto?

SIM, DEUS PODE PREPARAR UMA MESA NO DESERTO!!!!

ELE PROVOU ISSO FAZENDO SAIR AGUA DA ROCHA E MANDANDO PAO QUE CAIA DO CEU!!!

    2)   A MESA É LUGAR DA PROVISAO DIARIA

QUANDO TEMOS INTIMIDADE COM DEUS, PROVAMOS DA SUA FIDELIDADE A CADA MANHA.

SEMPRE TEREMOS O SUFICIENTE PARA VIVER AQUELE DIA.

PODE NÃO SOBRAR, PODE NÃO SER BEM O QUE EU ESPERAVA, MAS A PROVISAO NÃO FALTA!

SE ME MANTENHO NA INTIMIDADE E NÃO SAIO DA MESA, NADA FALTA, POIS DEUS PREPARA UMA MESA NO DESERTO ONDE EU ESTOU!

VEJA: A INTIMIDADE NÃO VAI NOS IMPEDIR DE IR PRO DESERTO; PESSOAS INTIMAS DE DEUS, TAMBEM VAO PRO DESERTO!

MAS DEUS PREPARA UMA MESA NO DESERTO PROS SEUS!!!

A INTIMIDADE TAMBEM NÃO VAI IMPEDIR NINGUEM DE VIVER LEVANTES, MAS A PALAVRA DIZ NO SL 23.5 QUE ELE: Prepara uma mesa perante VOCE na presença dos teus inimigos;

ELE PROMETE SUSTENTAR AQUELES QUE SÃO SEUS DIANTE DE CADA BATALHA, DE CADA PERSEGUICAO, DE CADA OPOSIÇÃO!

QUEM JÁ PROVOU ISSO, SABE!

NÃO TENHA MEDO DO DESERTO, NÃO TENHA MEDO DE HOMENS, TÃO SOMENTE SE MANTENHA NA INTIMIDADE, E VOCE SERÁ SUSTENTADO!

    3)   A MESA É LUGAR DE RESTAURACAO DE RELACIONAMENTOS

RESTAURACAO DE RELACIONAMENTO COM DEUS, E COM AS PESSOAS.

TENHO VISTO TANTAS PESSOAS COM DIFICULDADES DE SE RELACIONAR COM DEUS PORQUE NÃO SE SENTEM VALOROSAS, NÃO SE SENTEM DIGNAS, CARREGAM CULPA, ACUSACAO;

E TAMBEM PESSOAS QUE MESMO ESTANDO NUMA IGREJA NÃO CONSEGUEM TER QUALIDADE NOS SEUS RELACIONAMENTOS PESSOAIS.

MAS QUANDO ALCANÇAMOS A INTIMIDADE, NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS E COM AS PESSOAS COMEÇA A SER CURADO, NÃO HÁ COMO ISSO NÃO ACONTECER!

NÃO HÁ COMO VIVER NA PRESENCA, E NÃO PROVAR RESTAURACAO NA COMUNHAO COM AS PESSOAS.

QUANDO CHEGAMOS À MESA, DEUS NOS PROVA O SEU AMOR VERDADEIRO, SEU PERDAO INCONDICIONAL, ASSIM COMO ELE FEZ COM PEDRO.

PEDRO HAVIA ANDADO COM JESUS 3 ANOS, ERA INTIMO, MAS NA HORA DA PRESSAO, TRAIU JESUS, NEGOU, FINGIU QUE NÃO CONHECIA.

TODA VEZ QUE ESCOLHEMOS PECAR, ESTAMOS FINGINDO QUE NÃO CONHECEMOS JESUS, ESTAMAOS NEGANDO A INTIMIDADE!

ENTAO JESUS FOI ATRAS DE PEDRO, E PREPAROU UMA MESA PRA ELE, UMA OPORTUNIDADE DE RECONCILIAÇÃO:

JO 21. 13 Chegou Jesus, tomou o pão e deu-lho, e semelhantemente o peixe.
14 Foi esta a terceira vez que Jesus se manifestou aos seus discípulos, depois de ter ressurgido dentre os mortos.
15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos.
16 Tornou a perguntar-lhe: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Pastoreia as minhas ovelhas.
17 Perguntou-lhe terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Entristeceu-se Pedro por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas-me? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.

JESUS ESTÁ NOS DANDO TODOS OS DIAS A OPORTUNIDADE DE NOS RECONCILIARMOS E VOLTARMOS PRA ELE.

ELE NÃO NOS AMA PELOS NOSSOS ACERTOS!
ELE NOS AMA QUANDO ACERTAMOS E TAMBEM QUANDO ERRAMOS!

ELE RESTAURA A IDENTIDADE DE PEDRO E DIZ: SE VOCE ME AMA, ENTAO VÁ E CUIDE DAS MINHAS OVELHAS.

VÁ E AME AS PESSOAS QUE ESTAO AO TEU REDOR DO MESMO JEITO QUE EU TE AMO; SE RECONCILIE E PERDOE OS QUE ESTAO PERTO DE VOCE, COMO EU FIZ CONTIGO.

ASSIM COMO EU VIM A TRAS DE VOCE, ASSIM COMO EU TE PERDOEI,
POIS SÃO MINHAS OVELHAS!

MUITAS VEZES NOSSA INTIMIDADE COM DEUS É BLOQUEADA PORQUE DIZEMOS:

“DEUS EU TE AMO, MAS NÃO CONSIGO AMAR E PERDOAR ALGUMAS PESSOAS”.

A RESTAURAÇÃO DA NOSSA INTIMIDADE COM DEUS PASSA PELA RESTAURAÇÃO DOS NOSSOS RELACIONAMENTOS PESSOAIS, NÃO HÁ COMO FUGIR DISSO!


    4)   A MESA É LUGAR DE DIREÇÃO

QUANDO NOS SENTIMOS PERDIDOS, CONFUSOS, SEM SABER COMO AGIR, O QUE FAZER PRA ONDE IR, É PORQUE A INTIMIDADE FOI COMPROMETIDA!

NA ULTIMA CEIA, JESUS DEIXOU VARIAS DIRECOES PARA SEUS DISCIPULOS.

MAS QUANDO JESUS FOI PRESO, ELES SE PERDERAM. POREM, NÃO FOI PORQUE “NÃO TINHAM SIDO INSTRUIDOS”; MAS PORQUE SAIRAM DA PRESENCA, NEGARAM A INTIMIDADE QUANDO DEIXARAM O MEDO PREVALECER!

JESUS DISSE TUDO O QUE IA ACONTECER!

QUANDO ESTAMOS VIVENDO EM CONFUSAO, PERDIDOS, É PORQUE SAIMOS DA INTIMIDADE. ESTAMOS COM AMNESIA, ESQUECENDO TUDO O QUE NOS FOI DITO ATE AGORA!

É CLARO QUE FOI DIFICIL PROS DISCIPULOS PERDEREM JESUS NAQUELE DIA.
SE VIRAM AMEAÇADOS DE MORTE, FICARAM COM MEDO; E TODOS NÓS VAMOS PASSAR POR MUITAS SITUAÇÕES DE GRANDE ANGUSTIA!

O QUE NÃO PODEMOS É SAIR DA INTIMIDADE POR CAUSA DO MEDO E DA PRESSÃO, E PARA ISSO TEMOS QUE LEMBRAR DAS DIREÇOES QUE JÁ RECEBEMOS!

ANOTEMOS OS SONHOS, AS PALAVRAS PROFETICAS, OS ACONSELHAMENTOS IMPORTANTES, AS PALAVRAS QUE LEMOS E NOS TOCAM!

PORQUE QUANDO A COISA APERTAR, TEREMOS DIREÇÃO SUFICIENTE PRA NÃO SAIR DA INTIMIDADE! PRA PERMANECER EM PAZ, PRA NÃO FICAR CONFUSO.

QUE DEUS POSSA TRAZER À NOSSA MEMORIA TANTAS DIREÇOES E INSTRUÇÕES QUE ELE JÁ NOS DEU, E NOSSO CORAÇÃO SE ESQUECEU QUANDO NOS APARTAMOS DA INTIMIDADE!

E QUE O TEMOR DO SENHOR SEJA RENOVADO SOBRE NOSSAS VIDAS, POIS:

5) Salmo 25.14 DIZ QUE A intimidade do SENHOR é para os que O temem;

O LUGAR NA MESA, É PARA AQUELES QUE LEVAM A SERIO O VALOR DA INTIMIDADE COM DEUS.

POR ISSO PAULO DIZ EM 1 CO 10.21 -23 QUE:

NÃO PODEMOS participar da mesa do Senhor e da mesa de demônios.
22 Ou provocaremos a zelos o Senhor? Somos, porventura, mais fortes do que ele?
23 Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.


O LUGAR DE INTIMIDADE É PARA AQUELES QUE ESTAO DISPOSTOS A SENTAR NUMA SÓ MESA;

A ABRIR MAO DE COISAS QUE NÃO EDIFICAM, DISTRAEM, DISTORCEM A VISAO, CORROMPEM O CORAÇÃO E NOS ROUBAM A PRESENÇA DE DEUS.

ESSE É O DEUS QUE COLOCA UMA MESA NO DESERTO, QUE DÁ DIRECAO, CONSELHO, QUE CURA, QUE RESTAURA.

QUE BUSQUEMOS INCESSANTEMENTE NOSSO LUGAR À MESA, TODOS OS DIAS DA NOSSA VIDA!


2 comentários:

  1. Glória a Deus que estudo edificante, Deus falou tremendamente ao meu coração, parabéns por esse blog que é instrumento de Deus na vida das pessoas.

    ResponderExcluir