Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O espírito de sedução e os 3 desejos do homem



OSEIAS 4.6-14

NO verso 12 DESTE TEXTO, O PROFETA OSEIAS FALA DE UM ESPIRITO DE SENSUALIDADE, LUXURIA OU SEDUÇÃO, QUE ENGANA O CORACAO DO POVO, LEVANDO PESSOAS A NÃO SE SUBMETEREM A DEUS, E ESSA MESMA PRAGA QUE ATINGIU ISRAEL, TAMBEM ATINGE A IGREJA DE TEMPOS EM TEMPOS.


QUANDO OSEIAS DIZ “O ESPIRITO DE SENSUALIDADE OS ENGANA”, ELE ESTÁ DANDO UMA PERSONALIDADE A ESTE ESPIRITO; OU SEJA – NÃO É SOMENTE UMA QUESTÃO DE COMPORTAMENTO HUMANO, MAS UMA ENTIDADE DEMONÍACA QUE AGE NAS VIDAS.

OSEIAS RELACIONA O ESPIRITO DE SENSUALIDADE COM A ADORACAO A IDOLOS, POIS A SEDUCAO TOMA CONTA DA VIDA DE ALGUEM QUANDO QUALQUER SENTIMENTO OU DESEJO SE TORNA MAIS FORTE E MAIS IMPORTANTE DO QUE A VOZ DE DEUS PRA NÓS: QUANDO O QUE SENTIMOS OU DESEJAMOS SE TORNA UM IDOLO, ACIMA DE DEUS.

NOSSOS SENTIMENTOS SÃO NOSSA AREA MAIS VULNERAVEL, POR ISSO JR 17.9 DIZ QUE NOSSO CORACAO É DESESPERADAMENTE ENGANOSO E PERVERSO.

POR ISSO, A RAIZ DO ENGANO E DA SEDUCAO ESTÁ EM DARMOS AUTORIDADE PARA NOSSOS SENTIMENTOS E DESEJOS; QUANDO A VOZ DO NOSSO DESEJO SE TORNA MAIS ALTA DO QUE A VOZ DE DEUS, QUANDO O NOSSO DESEJO DITA O NOSSO COMPORTAMENTO, QUANDO NOSSO SENTIMENTO É MAIS FORTE DO QUE A CONSCIENCIA DO CERTO E ERRADO;

DAÍ FICAMOS TOTALMENTE SEM DISCERNIMENTO, CEGOS, E ENTREGUES NA MAO DO ESPIRITO DE SEDUCAO – É COMO SE A PESSOA ESTIVESSE DEBAIXO DE UM ENCANTAMENTO

A PRIMEIRA CONSEQUENCIA IMEDIATA É QUE A PESSSOA COMEÇA A TROPEÇAR NOS PRINCIPIOS DE DEUS, COMEÇA A AGIR COMO IRRESPONSAVEL, COMEÇA A DEIXAR DE LADO SUAS RESPONSABILIDADES PARA PRIORIZAR SEUS DESEJOS E POR MAIS INCRIVEL QUE PAREÇA, A PESSOA NÃO CONSEGUE VER!

MAS O FUNDO DO POÇO NÃO É O LUGAR ONDE A PESSOA CHEGA DO DIA PARA A NOITE, ESSA CEGUEIRA TOTAL, ESSA INSANIDADE E DESCONTROLE NÃO TOMA UMA PESSOA DE UMA HORA PARA A OUTRA.

TODOS NÓS SOMOS RODEADOS POR TENTACOES O DIA TODO, TODO DIA, MAS TENTAÇÃO NÃO É PECADO E  A BIBLIA DIZ QUE TODA TENTACAO PODE SER VENCIDA: 

1 CO 10 13 Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.

E

TG 1. 13-15 Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta.  Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

ESSE TEXTO MOSTRA QUE EXISTE UM PROCESSO DE “GRAVIDEZ” DO PECADO.
SOMENTE QUANDO DAMOS ESPAÇO PARA A CONCUPISCENCIA SOMOS FECUNDADOS E DAREMOS À LUZ AO PECADO, POR ISSO PRECISAMOS APRENDER A ABORTAR ESSE PROCESSO NAS NOSSAS VIDAS.

A PALAVRA CONCUPISCENCIA SIGNIFICA UM DESEJO FORTE, UMA INCLINACAO PARA FAZER ALGO, CONTAMINADA PELA NOSSA CARNE.

SATANAS ESTÁ CONSTANTEMENTE ANALISANDO QUAIS SÃO NOSSOS DESEJOS MAIS FORTES E DISPARANDO SEUS DARDOS INFLAMADOS PARA NOS FERIR.

O GRANDE SEGREDO DE VENCER O PECADO É A VELOCIDADE DE REACAO JÁ NO INICIO, QUANDO A TENTACAO APARECE POIS QUANTO MAIS TEMPO LUTARMOS SOZINHOS, SEM EXPOR NOSSA FRAQUEZA E DEIXANDO NOSSA MENTE SER BOMBARDEADA, MAIS FACILMENTE CONSUMAREMOS O PECADO. AGIR COM TRANSPARENCIA É A MELHOR ARMA DE DEFESA.

O ESPIRITO DE SEDUCAO RONDA PESSOAS PROCURANDO ALGUEM QUE NÃO TENHA DOMINIO SOBRE SEUS DESEJOS, PARA ENTAO COLOCAR UM CABRESTO NA VIDA DA PESSOA E APRISIONA-LA, TRANSTORNANDO SUA VIDA EM TODAS AS AREAS. 

TEMOS QUE SUBMETER NOSSOS DESEJOS À PALAVRA DE DEUS, POIS ELA É O LIMITE QUE VAI DIZER ATÉ ONDE UM DESEJO É SAUDAVEL E PODE SER SACIADO OU NÃO DAQUELA FORMA E NAQUELE MOMENTO.

AS NECESSIDADES DO SER HUMANO FORAM CRIADAS PELO PROPRIO DEUS, O PROBLEMA É QUANDO ESSAS NECESSIDADES VIRAM DESEJOS INCONTROLAVEIS E CONTAMINADOS POR PECADOS.

PODEMOS DIVIDIR TODOS OS DESEJOS HUMANOS EM 3 DESEJOS BASICOS.

EVA, ADAO E JESUS, OS UNICOS 3 SERES HUMANOS NASCIDOS SEM O JUGO DO PECADO, FORAM TENTADOS NESSES TRES DESEJOS BASICOS. ADAO E EVA CAÍRAM, MAS JESUS VENCEU, E ELE É NOSSO MODELO DE CONDUTA PARA VENCERMOS A SEDUCAO OFERECIDA POR SATANAS PARA CAIRMOS EM PECADO.

1 JO 2. 16-17 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.

OS 3 DESEJOS BASICOS, SEGUNDO ESSE TEXTO, SAO:

1)    O DESEJO DE TER PRAZER NAS COISAS – CONCUPISCENCIA DA CARNE
2)    O DESEJO DE OBTER COISAS - CONCUPISCENCIA DOS OLHOS
3)    O DESEJO DE REALIZAR COISAS – A SOBERBA DA VIDA

1)    A CONCUPISCENCIA DA CARNE – DESEJO DE TER PRAZER ou OBTER SATISFACAO A QUALQUER CUSTO

GN 3.6(a) – “Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer...”

EVA VIU NO FRUTO DA ARVORE QUE ELE ERA “BOM PRA SE COMER”, então
TRARIA SATISFACAO PARA SEU DESEJO.

ISSO TEM A VER COM NOSSAS NECESSIDADES BASICAS COMO SERES HUMANOS: FOME, SONO, PRAZER SEXUAL, ACEITACAO EMOCIONAL, VIDA SOCIAL. SÃO NECESSIDADES QUE FORAM COLOCADAS EM NÓS PELO PROPRIO DEUS.

O PROBLEMA É QUANDO PARA BUSCAR A SATISFACAO DESTAS NECESSIDADES, QUEBRAMOS OS LIMITES DA PALAVRA.

É QUANDO A FOME, VIRA GLUTONARIA;

É QUANDO O DESEJO DE DESCANSAR VIRA PREGUIÇA E A PESSOA VIRA UM PARASITA;

É QUANDO A NECESSIDADE DE PRAZER SEXUAL VIRA UMA OBCESSAO E PARA SATISFAZER SEUS DESEJOS A PESSOA VIOLA SEU CORPO, O DE OUTROS, FAZ BIZARRICES E SÓ PENSA NISSO ;

É QUANDO A NECESSIDADE DE SE RELACIONAR SENTIMENTALMENTE VIOLA OS LIMITES QUE DEUS ESTABLECEU P/ QUE VOCE SE TORNE UMA PESSOA APTA PARA ISSO; 

É QUANDO OS SEUS RELACIONAMENTOS SÃO DOENTIOS, DESCONTROLADOS, E NÃO BASEADOS EM AMOR, MAS NUM SENTIMENTO CARNAL, CONTROLADOR;

TAMBEM É QUANDO A NECESSIDADE DE ESTAR ALEGRE, DE ESQUECER UM POUCO DOS PROBLEMAS NOS LEVA A QUEBRAMOS OS LIMITES E BUSCARMOS NAS DROGAS E NA BEBIDA UM MEIO DE ALEGRAR NOSSA CARNE.

EM MT 4.3-4 JESUS TAMBEM FOI TENTADO NA SUA NECESSIDADE FISICA, LEGITIMA, POIS ESTAVA COM FOME DEPOIS DE JEJUAR 40 DIAS.

EVA SENTIU VONTADE E OBEDECEU SEU DESEJO DE COMER, MESMO TENDO DEUS AVISADO QUE NÃO ERA PARA COMER DO FRUTO, POIS ELES IRIAM MORRER. 

MAS JESUS REAGIU DIFERENTE: ”Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.”

JESUS RESISTIU AO TENTADOR, DEIXANDO BEM CLARO QUE ELE TINHA SIM FOME,
MAS QUE O DESEJO DE COMER NÃO GOVERNAVA A VIDA DELE,
ELE ERA GOVERNADO PELA PALAVRA DE DEUS!

ELE IA COMER NA HORA CERTA, QUANDO ACABASSE SEU PROPOSITO.

É ISSO QUE DEUS ESPERA DE NÓS! QUE SAIBAMOS REALIZAR NOSSAS NECESSIDADES DENTRO DOS LIMITES DA PALAVRA E QUE SAIBAMOS ESPERAR O TEMPO CERTO PARA SATISFACAO DESSAS NECESSIDADES.

QUE TENHAMOS EQUILIBRIO E DOMINIO PROPRIO E NÃO SAIAMOS VENDENDO NOSSA ALMA, NOSSO CHAMADO, NOSSO DESTINO POR QUALQUER PRATO DE LENTILHA!


B) A CONCUPISCENCIA DOS OLHOS – DESEJO DE ADQUIRIR COISAS A QUALQUER PREÇO

GN 3.6 B “Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos...”

ADQUIRIR COISAS TAMBEM É UMA NECESSIDADE DO SER HUMANO. DEUS NÃO ORDENOU QUE NINGUEM FAÇA UM VOTO DE POBREZA.

EXISTEM NECESSIDADES EXTERIORES AO NOSSO CORPO, COISAS QUE
QUEREMOS CONSEGUIR, MAS ESSAS COISAS NÃO PODEM SER PRIORIDADE, E O QUE O ESPIRITO DE SEDUCAO QUER É NOS LEVAR A COLOCAR ESSAS COISAS COMO PRIORIDADE!

MC 4.19 os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça doutras coisas, entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.

DEUS QUER QUE NÓS ENTENDAMOS O QUE ELE TEM PRA NÓS,
E QUAIS SÃO NOSSOS LIMITES - EM CADA ÉPOCA DA NOSSA VIDA.

POR “CRESCER O OLHO” EM COISAS QUE DEUS NÃO TEM PARA NÓS NAQUELE MOMENTO, MUITOS SE PERDEM EM DIVIDAS, EM CONSUMISMO, EM AMOR AO DINHEIRO.

HOJE É MUITO FACIL TER UMA VIDA DE APARENCIA SUSTENTADA POR
CARTAO DE CREDITO, DIVIDA EM BANCO, DEVENDO PRA TODO O MUNDO.
  
QUANDO QUEREMOS MUITO UMA COISA MATERIAL, NOS DEIXAMOS SEDUZIR E DESPERTAMOS EM NOS UMA AMBICAO QUE PODE SER DESTRUTIVA; PESSOAS FICAM TRANSTORNADAS POR CAUSA DE INVEJA DOS OUTROS, OUTRAS ROUBAM A DEUS (PARAM DE DIZIMAR PRA GASTAR), OUTRAS MENTEM (GASTAM E ESCONDEM DO CONJUGE), FAMILIAS SÃO DESTRUIDAS POR CAUSA DE “COISAS”.

EM MT 4.8-10 VEMOS JESUS SENDO TENTADO NISSO TAMBEM.

SATANAS MOSTROU TODOS OS REINOS DO MUNDO COM SUAS RIQUEZAS E DISSE: “EU POSSO TE DAR TUDO ISSO, SE VOCE ME ADORAR”.

SATANAS ESTAVA OFERECENDO UM ATALHO PARA JESUS ATINGIR SEU OBJETIVO
DE SER O REI DOS REIS.  DIVIDAS, EMPRESTIMOS, ROUBOS, FALCATRUA E MENTIRAS, SÃO ATALHOS QUE ELE OFERECE PRA MIM E PARA VOCE, PARA ALCANCARMOS AS COISAS QUE QUEREMOS.

TUDO ISSO É MUITO MAIS FACIL DO QUE DEMORAR ANOS PARA JUNTAR DINHEIRO COM O SUOR DO SEU TRABALHO, MAS TUDO NA NOSSA VIDA TEM QUE PASSAR PELA CRUZ, OU SEJA, ANTES DE SER NOSSO, TEM QUE SER ENTREGUE A DEUS.

PERCEBEMOS AQUI QUE NOSSOS BENS TÊM TUDO A VER COM NOSSA VIDA DE ADORACAO.
  
JESUS NÃO NEGOCIOU, POIS SUA PRIORIDADE ERA SER UM VERDADEIRO ADORADOR
ELE NÃO ACEITOU NENHUM ATALHO PARA ALCANCAR UMA PROSPERIDADE MUNDANA.

C) A SOBERBA DA VIDA – DESEJO DE REALIZAR COISAS

GN 3.6 C - “Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento”...

EVA PERCEBEU NO FRUTO PROIBIDO UMA OPORTUNIDADE DE ADQUIRIR ENTENDIMENTO PARA “SABER FAZER” COISAS MAIORES.

A CAPACIDADE DE REALIZAR É UMA NECESSIDADE LEGITIMA QUE DEUS POS NO CORACAO DO HOMEM, E É  IMPORTANTE QUERERMOS REALIZAR COISAS E TER CRIATIVIDADE, DESDE QUE A MOTIVAÇÃO PARA REALIZAR E PARA SER ALGUEM, ESTEJA AFINADA COM A PALAVRA DE DEUS.

A GRANDE TENTACAO RESIDE NO FATO DE QUERERMOS SAIR FAZENDO AS COISAS DE UMA FORMA INDEPENDENTE, DE ABANDONARMOS OS PLANOS DE DEUS E FAZERMOS NOSSOS PROPRIOS PLANOS. QUANDO AGIMOS ASSIM, AINDA QUE COLOQUEMOS O NOME DE DEUS NO MEIO,
NA VERDADE A MOTIVACAO É BUSCAR OS ELOGIOS, OS APLAUSOS, O RECONHECIMENTO, A AUTO-AFIRMACAO.

É QUANDO QUEREMOS REALIZAR COISAS PARA PROVAR PARA OS OUTROS QUE PODEMOS, QUE SOMOS BONS, QUANDO QUEREMOS COMPETIR, SER SUPERIORES; É QUANDO A OPINIAO DOS OUTROS SOBRE NOSSAS REALIZACOES CONTA MAIS DO QUE A OPINIÃO DE DEUS.

HÁ MUITA GENTE FAZENDO COISAS EM NOME DE DEUS, MAS QUE NA VERDADE NÃO ESTAO SERVINDO A DEUS, E SIM SERVINDO À SOBERBA DA VIDA.
  
EM MT 4.5-7 JESUS TAMBEM FOI TENTADO NISSO, ELE FOI TENTADO A MOSTRAR QUE TINHA PODERES SOBRENATURAIS, PARA IMPRESSIONAR AS AUTORIDADES DO TEMPLO.

SE ELE FIZESSE ISSO E PROVASSE QUE ERA UM SUPER-HOMEM, IRIA RECEBER A APROVACAO DAS PESSOAS, MAS ELE IRIA ESTAR USANDO OS DONS DE DEUS COM A MOTIVAÇÃO ERRADA.

ELE SABIA QUE IRIA CHEGAR O MOMENTO EM QUE ELE SERIA CONHECIDO POR SEUS FRUTOS, E NÃO POR SE EXIBIR DIANTE DA PRESSAO DAS PESSOAS E DA TENTAÇÃO DE SATANAS.

SOMOS TENTADOS O TEMPO TODO A EXPOR NOSSAS REALIZAÇÕES PROS OUTROS: “EU FIZ,
EU DESCOBRI, EU SEI, EU DOMINO”  – SATANAS QUER NOS SEDUZIR A CEDER PARA SOBERBA DA VIDA - MAS JESUS DISSE: APRENDEI DE MIM, QUE SOU HUMILDE.

A MOTIVACAO DE JESUS NÃO ERA SE MOSTRAR PARA OS HOMENS, ELE ESTAVA MOTIVADO EM AGRADAR AO PAI, E MAIS UMA VEZ SE SUBMETEU AO LIMITE DA PALAVRA, CITANDO DT 6.16 “NÃO TENTARAS O SENHOR TEU DEUS”.

A GRANDE BATALHA NA NOSSA MENTE É TRAVADA ENTRE O ESPIRITO DE SEDUCAO
TENTANDO NOS ESCRAVIZAR, E DO OUTRO LADO, O ESPIRITO SANTO DE DEUS, TENTANDO NOS APRESENTAR A VERDADE, PARA NOS LIBERTAR DA NOSSA INCLINAÇÃO PECAMINOSA.

EF 2.1-3 Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos;

A NOSSA OBEDIENCIA DETERMINA QUEM É O NOSSO SENHOR,
QUEM GANHA ESSA BATALHA DIÁRIA PELA NOSSA VIDA.

OU VOCE É FILHO DA OBEDIENCIA A DEUS, E VIVE DEBAIXO DA PALAVRA,
SENDO TENTADO E LUTANDO, GUERREANDO, SE ARREPENDENDO E PREVALECENDO, 
OU VOCE ANDA SEGUNDO OS DESEJOS DA SUA CARNE E DOS SEUS PENSAMENTOS.

PV 16. 25 Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte.

PARA ONDE TEUS DESEJOS TÊM TE CONDUZIDO?







* pregação e post inspirados em "A face oculta do amor", de Marcos S. Borges. 

8 comentários:

  1. Excelente palavra..... Deus continue te usando sempre..

    Filipe Camacho

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi a verdade,sendo tão verdadeira profunda e eficaz como esta que li sobre a sedução tudo que quis ouvir na forma como me sinto sendo seduzido no meio da batalha,mas Glória a Deus; por Deus fazer de ti mulher,Atalaia do Senhor que Deus te abençoes ricamente todos os dia da tua vida.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto muito bem elaborado! Tirei várias dúvidas e aprendi bastante.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por compartilhar Pra. Gostaria de pedir indicação de livros ou material que falem a respeito do tema abordado. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Estou passando por um processo de libertação e esse estudo esta me edificando muito ,estou saindo da desobediência e entrando na obediência da palavra de Deus, obrigado por essa mensagem tão edificante !!

    ResponderExcluir
  6. Conteudo muito bom!
    Deus que abençoe,e continue dando sabedoria,aprendi bastante e tirei algumas duvidas!

    ResponderExcluir
  7. PALAVRA QUE VEIO DO TRONO DO SENHOR PARA O DISCERNIMENTO DE MUITAS VIDAS.

    ResponderExcluir
  8. Maravilhosa reflexão !! Glórias a Deus pela palavra genuinamente explanada ..

    ResponderExcluir